Conheça o Jejum intermitente

O jejum intermitente é uma das mais novas tendências para as pessoas que desejam perder peso, mas também é muito usado por quem procura uma vida saudável. As pessoas têm se baseado em estudos para afirmar que com as ações desse estilo de vida é possível, inclusive, viver mais tempo.

Caso deseja saber mais, acompanhe as informações que foram disponibilizadas nesse artigo e veja o vídeo a seguir:

Mas o que é o jejum intermitente?

O termo jejum intermitente surgiu para nomear um padrão alimentar que mescla períodos em que se deve comer e outros em que é preciso se abster da alimentação. Ele não se foca em que tipos de alimentos você deve ingerir, mas em qual momento deve se alimentar.

Para descrever o jejum intermitente é usada a expressão padrão alimentar, pois ele não deve ser claramente comparado a uma dieta convencional.

Dentre os métodos mais comuns existem aqueles que levam o jejum durante muitas horas por dia, duas vezes por semana. O tempo em que deve ficar sem comer varia de 16 a 24 horas.

A ideia se baseia em algo que a humanidade fez muito enquanto evoluía, mesmo que isso tenha acontecido em alguns períodos onde as pessoas realmente não tinham como se alimentar. Esse tipo de ação também se encontra nas principais religiões do mundo, como é o caso do cristianismo, islamismo e budismo.

Os adeptos alegam que o corpo do ser humano evoluiu para aguentar esses períodos, pois nossos antepassados, em uma época em que não existiam supermercados, às vezes, não encontram comida e precisam ficar muito tempo sem comer. Sendo assim, ficar se comer de vez em quando seria mais natural do que comer 3 refeições por dia.

Uma boa forma de emagrecer ainda mais é intercalar dias de Jejum intermitente com dias de prática de exercícios de Alta Intensidade, os treinos do tipo HIIT.

Exercícios HIIT

Como fazer o jejum intermitente?

Existem vários métodos disseminados nos meios de comunicação que tratam do assunto e o exploram das mais diversas formas, mas todos eles buscam mesclar períodos em que deve se alimentar e outros que ficar sem comer.

Entre os mais populares estão:

  • Método 16/8: nesse padrão é preciso esquecer o café da manhã, e se alimentar apenas dentro de um período de 8 horas no dia, assim o restante, 16 horas, é preciso ficar em jejum.
  • Comer-parar-comer: esse é um método que o leva a um período de jejum de 24 horas, ou seja, depois do jantar você só poderá comer no jantar do dia seguinte.
  • Padrão 5/2: nesse método é preciso que escolha 2 dias na semana, desde que não sejam consecutivos para comer bem menos, no máximo 600 calorias. No restante dos dias da semana você pode se alimentar normalmente.

A ideia desse métodos é colocar o adepto para ingerir uma menor quantidade de calorias, porém eles funcionam apenas com regras, ou seja, se você faz períodos de jejum de nada vai adiantar se descontar nos momentos em que pode comer normalmente.

Dentre os tipos de jejum intermitente você deve escolher aquele que se adequa ao seu modo de vida, ou dificilmente ele vai funcionar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *